LIFE+ Project Nature. Oeste Iberico, Clube de Propriedades

Conservação dos habitats e espécies do Oeste Ibérico, em 10 espaços da rede Natura 2000, com acções de melhoria de habitats através da criação de um clube de propriedades, comprometidos na conservação dos valores naturais dos espaços pelos quais zelam e com o reforço da ligação entre eles.

O Clube de Propriedades (Club de Fincas) do Oeste Ibérico está aberto à inclusão de todo o proprietário de terrenos agrícolas na Rede Natura 2000 que manifeste interesse.

A inclusão no clube confere uma série de direitos: acções para a conservação sem custos; planos de boas práticas pecuárias, cinegéticas e recreativas; monitorização de espécies e habitats; assistência permanente para a conservação; vantagens competitivas para produtores ao nível distrital. O compromisso é eliminar as práticas inadequadas.

A avaliação do impacto no meio socioeconómico local das acções de conservação planeadas permite conhecer em que medida o desenvolvimento em conjunto de um projecto afecta a sociedade local. O que se revela essencial para que a população assuma uma política de conservação da natureza e não a identifique como um agente estranho e externo que se limita a condicionar os usos do território.